A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência e que não disponham de condições de autossutentabilidade ou de retaguarda familiar.

O Centro Dia é uma unidade especializada de Proteção Social do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), com atendimento diurno, a jovens e adultos com deficiência em situação de dependência.

O serviço contribui para evitar o isolamento social da pessoa com deficiência, do cuidador familiar e outras situações de risco e violação de direitos, como a discriminação, negligência, maus tratos, abandono, violência física e psicológica, uso indevido da imagem, convivência com a extrema pobreza, dentre outros riscos, construindo autonomia e fortalecendo o papel protetivo da família.

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa – Novo Despertar é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFV, reconhecido no Ministério da Cidadania. Seu objetivo é a prevenção de situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e fortalecimento de vínculos familiares/comunitários. Esse serviço acontece, prioritariamente, na unidade ambulatorial de alta e média complexidade e se estende às unidades nos bairros: Vergel, Village II e Benedito Bentes.

O Centro de Convivência da Mulher da Pestalozzi Maceió foi criado, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para oferecer atendimento qualificado às mulheres em situação de vulnerabilidade social, baixa renda, violência doméstica e familiar, garantindo a defesa dos seus direitos. Em parceria com o SENAC, são ofertadas 120 vagas para a realização de cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas.

Autodefensores

O movimento de autodefensores tem como principal objetivo promover a autonomia individual, inclusão social e liberdade dos atendidos na Associação Pestalozzi de Maceió, para que possam fazer suas próprias escolhas e contribuírem em diversos assuntos relacionados ao cotidiano, como sua vida em comunidade, acesso aos serviços e políticas de saúde, educação, assistência, mercado de trabalho, cultura, lazer, transporte, entre outros.

O exercício da autodefensoria pelos atendidos se materializa na medida em que os mesmos possam expressar suas opiniões e participar ativamente nos processos decisórios sobre aquilo que se refere a eles, por isso o lema: “Nada sobre nós, sem nós!”.

Momento da Inclusão

O Momento da Inclusão é um espaço semanal na Rádio Difusora, do Instituto Zumbi dos Palmares, para divulgação dos serviços ofertados pela Associação Pestalozzi de Maceió em prol da causa da pessoa com deficiência em geral, abordado temas ligados aos seus direitos, deveres, conquistas e avanços.

Mães em Inclusão

O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Mães em Inclusão é um conjunto de serviços realizados em grupo, que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Projeto Pestalozzi Solidária

O Projeto Pestalozzi Solidária visa prestar serviços e apoio às famílias atendidas na Associação Pestalozzi de Maceió que estão inseridas em um contexto de calamidade pública, uma situação anormal provocada por desastres (naturais ou provocados), e que causam danos graves ou prejuízos à comunidade, ameaçando suas vidas.

Além disso, a Pestalozzi de Maceió, em parceria com outros órgãos e entidades governamentais, oferece programas de assistencialismo para população em situação de vulnerabilidade social, como o Programa do Leite e o Programa Mesa Brasil.

Programa do Leite

O Programa do Leite, em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas, faz parte do Programa de Segurança Alimentar da Diretoria de Assistência Social da nossa instituição, onde são atendidas 1.670 familias . São 08 pontos de distribuição do leite, nas seguintes unidades: Aline de Moraes, Ambulatório, Aprendiz Pestalozzi, Jarede Viana, Judith Barreto do Amaral, Maria Aparecida e CAEE Genilda Porto, beneficiando cerca de 800 famílias.

Programa de Ação Continuada

É um serviço de atendimento especializado a 100 pessoas com deficiência com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos que intensificaram a situação de dependência e comprometeram o desenvolvimento da autonomia, a seus familiares e a seus cuidadores.

Programa Mesa Brasil

O Programa Mesa Brasil, em parceria com o SESC/AL, atua com ações sistemáticas no combate à fome, evitando o desperdício de alimentos, e no apoio social para diminuição das vulnerabilidades sociais.