O Centro Especializado em Reabilitação — CER IV — é a única unidade de atendimento à pessoa com deficiência, habilitada pelo Ministério de Saúde, no estado de Alagoas, que oferece aos seus usuários as 04 (quatro) modalidades de reabilitação: intelectual, física, auditiva e visual (ou múltiplas). Seu principal objetivo é ofertar atendimento integral ao cidadão que apresenta mais de uma deficiência no mesmo local de atendimento, focando no seu desenvolvimento do potencial físico e psicossocial, e ainda realiza a entrega de órteses, próteses e meios de locomoção. Oferece ainda uma atenção diferenciada a pessoa com deficiência que é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), através da rede intelectual e do serviço de Equoterapia.


Centro Especializado em Reabilitação – CER IV
Endereço: Rua Comendador Firmo Lopes, 242 – Farol.
Fone: (82) 3201-2350


Atividades da vida diária e prática

Além do CER IV, as diversas unidades são consideradas pontos de atenção, oferecendo duas modalidades de reabilitação — física e intelectual — cada. Promove também atividades voltadas para o cotidiano e a vida pessoal desses usuários, tendo como objetivo:

Higiene pessoal (banho, uso do vaso sanitário, cuidado com o corpo);
– Avaliar o sujeito nas áreas, componentes e contextos de desempenho ocupacional;
– Identificar habilidades que possam ser restauradas ou adaptadas;
– Realizar estimulação sensorial para favorecer a melhora da percepção sensitiva e função manual;
– Avaliar, prescrever e confeccionar, dispositivos de tecnologia assistiva, órteses e adaptações para favorecer a capacidade funcional nas atividades da vida diária;
– Prescrever meios de locomoção, como cadeira de banho;
– Proporcionar treinamento e orientação do acompanhante/ cuidador para conhecimento e habilidade de manejo dos cuidados requeridos;
– Estabelecer condutas de promoção de saúde, através de práticas educativas.

Estimulação Infantil

A estimulação precoce é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo de lactentes e crianças. Pode ser definida como um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para recém-nascidos de risco ou com alguma deficiência. A estimulação precoce objetiva o atendimento de crianças de zero a três anos de idade, envolvendo tipicamente terapias tradicionais como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Tem por objetivos minimizar os atrasos da motricidade grossa e fina, prevenir instabilidades articulares e deformidades ósseas e estimular o recém-nascido de risco que apresente condições ou agravos de saúde que interfiram no seu desenvolvimento neuropsicomotor, como a prematuridade, a paralisia cerebral, doenças congênitas, entre outras. Para lactentes e crianças com microcefalia, a estimulação precoce deve ser iniciada logo após a constatação da mesma, buscando otimizar o desenvolvimento e prevenir ou minimizar sequelas e deformidades.

Orientação e Mobilidade

A Orientação e Mobilidade é como um conjunto de capacidades e técnicas especificas que permitem à pessoa com deficiência visual conhecer, relacionar-se e deslocar-se com independência. Entende-se por orientação, o processo do uso dos sentidos para reconhecer e estabelecer sua posição em relação ao meio e a seu redor. A mobilidade é o movimento realizado com segurança e eficiência através do emprego de técnicas apropriadas de exploração e proteção. O objetivo do programa de Orientação e Mobilidade realizado na Pestalozzi Maceió é proporcionar experiências de situações que são normalmente vivenciadas no cotidiano do indivíduo, afim de se locomover com segurança e independência, como andar nas ruas e meios de transportes, por exemplo. As principais técnicas são: autoproteções, guia vidente e bengala longa. Promovendo assim, autonomia e inclusão.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. O cavalo, com seu movimento tridimensional, atua na facilitação neuromuscular e sensorial, que associada ao vínculo afetivo estabelecido entre o paciente, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas das pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Fisioterapia Aquática

A Fisioterapia Aquática é uma técnica de reabilitação, prevenção e promoção da saúde através dos princípios aquáticos. O objetivo é intervir de forma não farmacológica nas principais patologias para que o paciente não precise de medicação ou cirurgias, tendo como principais benefícios, melhorar força muscular, espasticidade, melhorar circulação, aumentar condicionamento físico, equilibro e coordenação motora, analgesia e promover relaxamento