O Centro de Atendimento Educacional Especializado Genilda Porto é um centro de referência para atendimento especializado, prestando serviços de qualidade por meio de uma gestão eficiente e compartilhada. Possui convênio com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, oferecendo Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI e Atendimento Educacional Especializado – AEE.

O programa de Atendimento Educacional Especializado da Associação Pestalozzi valoriza as aprendizagens ao longo da vida, sendo especialmente voltado para as pessoas que possuem diversidades funcionais, a partir dos 15 anos (EJAI) e 4 anos (AEE) de idade. O público atendido é, em sua maioria, constituído por pessoas em situação de vulnerabilidade social, com condições precárias de moradia, tendo pouca (ou nenhuma) informação acerca dos seus direitos e dos mecanismos para garantí-los. Trata-se, portanto, de pessoas que possuem seus direitos violados e que necessitam de assistência social, educacional e de saúde compatível com suas necessidades biopsicossociais.

Outros programas:

Programas pré-profissionalizantes em cozinha experimental, oficina de produção artesanal e ateliê de costura

Propiciam o desenvolvimento das habilidades artísticas, culinárias e produção de peças.

Atividades complementares: dança, percussão, música, capoeira e informática.

As atividades complementares têm como finalidade o enriquecimento no processo de ensino e aprendizagem, valorizando a complementação da formação social e profissional dos estudantes, conforme as respectivas diretrizes curriculares.

Esporte de rendimento: atletismo, natação, futsal e bocha

O paradesporto é desenvolvido dentro na instituição, visando dar a oportunidade de participação da pessoa com deficiência dentro do esporte e contribuindo para sua reabilitação e inclusão social.


O Aprendiz Inclusivo é um projeto de aprendizagem, com duração de 12 (doze) meses, custeado através de ementa parlamentar da Deputada Federal Tereza Nelma e vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O projeto visa inserir 120 jovens maceioenses, com e sem deficiência e em situação de vulnerabilidade, no mercado de trabalho, os oferecendo cursos de capacitação profissional em uma das seguintes áreas: auxiliar administrativo, serviços gerais, varejo e telemarketing. Os cursos ofertados tem a finalidade de desenvolver as habilidades do jovem, promover a inclusão social e aumentar a autonomia inerente ao grupo.

O Programa Aprendiz Pestalozzi nasceu com o propósito de capacitar e oferecer oportunidades para a inclusão no mercado de trabalho, jovens com e sem deficiência, desenvolvendo atividades práticas e teóricas. Sob a orientação de uma equipe multiprofissional, as atividades práticas são realizadas simultaneamente nas empresas parceiras.

Seu objetivo é dar a oportunidade de crescimento a jovens, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social, por meio da sua inserção no mercado de trabalho. Em seis anos de atuação, geramos oportunidade de 577 empregos a jovens com e sem deficiência.

É o Programa técnico profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sobre a orientação de entidade qualificada em formação técnico profissional metódica. O Programa está pautado na Lei de Aprendizagem estabelecidos na Portaria MTE nº615, de 13 de dezembro de 2007.