No que se refere às atividades de cunho cultural, a Associação Pestalozzi de Maceió promove oficinas artísticas em diversas áreas: dança, teatro, capoeira, música, canto, percussão e artes plásticas. Por meio das atividades de incentivo à arte e cultura local, estamos a difundir manifestações artísticas do nosso Estado, mantendo vivas as tradições de Alagoas. Nosso diferencial está em ter como protagonista pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e visual, e, por meio destas atividades, conseguir inserí-los e propagar os trabalhos realizados pelos mesmos, vencendo limites e conceitos pré-estabelecidos pela sociedade.

A arte tem se tornado uma das mais expressivas e importantes ferramentas de trabalho na busca das transformações sociais. Por meio dela, desenvolve-se a percepção, o controle emocional, o autoconhecimento e outros fatores tão importantes para a construção do indivíduo em formação, levando em consideração que todos fazemos parte de um processo de construção interminável.

Além disso, tem o poder de transformar quem a pratica, servindo como um mecanismo para canalizar os sentimentos e trazendo um nível de autoconhecimento para seus praticantes. Ela harmoniza a existência humana e ajuda a minimizar mazelas causadas pela tristeza e baixa autoestima, aspectos tão comuns entre as pessoas com deficiência que devem ser superados.

Observando, com clareza, o seu papel no desenvolvimento da vida das pessoas, consideramos a execução de projetos destinados ao trabalho em favor da inclusão, dando possibilidade a crianças, adolescentes e adultos com deficiência de praticá-la em suas mais variadas formas de representação.

O setor cultural da Associação Pestalozzi de Maceió potencializa as atividades artísticas das pessoas com deficiência e contribui para o seu reposicionamento perante a sociedade, mostrando que somos todos capazes, mesmo diante das adversidades.

Para além da prática de atividades artísticas, as ações culturais fomentam a formação de grupos artísticos para manter viva a identidade folclórica de Alagoas. Trabalha com arte de forma pedagógica, terapêutica e profissionalizante, no intuito de não apenas formar novas plateias, mas o interesse de formar cidadãos mais críticos, conscientes de seus direitos e inseridos socialmente no contexto cultural, revelando que a arte é uma das principais e mais importantes fontes de transformações sociais.